Ainda%20que%20tivesse%20que%20ficar%20s%

Quem é?

Luiz Gustavo PAFFARO é brasileiro, nasceu em Vinhedo, interior de São Paulo e desde 1997 dedica-se profissionalmente às Artes.

Formado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) - Universidade Paulista UNIP - 2001.

No decurso de sua carreira recebeu importantes prêmios (nacionais e internacionais), alguns deles: 1° lugar no Mapa Cultural Paulista e 1° lugar no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, 1°  lugar na Mostra Virtual de Humor com o tema Aniversariantes do Mês de Janeiro, caricatura do Jô Soares.

Atuou como jurado no Mapa Cultural Paulista, Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Salão de Artes Visuais de Vinhedo (SAV), Salão de Artes Visuais de Piracicaba, Salão Universitário de Humor de Piracicaba, entre outros.  

Ilustrou para os mais importantes meios de comunicação do país como Veja, Folha de São Paulo, Estadão, Almanaque do Fantástico, Superinteressante, Mundo Estranho, Sapiens, Você S/A, Playboy, Bizz, Placar, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Alfa, Aventuras na História, Continente, MAD (capa), entre outras.  Foi colaborador do jornal O Pasquim 21 (jornal do Ziraldo). 

Também como artista independente produziu telas, ilustrou livros Infantojuvenil, lecionou desenho e pintura para mais de 1000 alunos.

Como publicitário fez trabalhos para grandes agências tais como, Y&R,  agências da Tigre, Motorola, Renault, entre outras e atuou por 12 anos com diretor de criação da Agência SP Comunicação.

 

 

 

 

 

 

"Com sensibilidade, de forma pessoal e original, suas criações são autênticas, carregando sua personalidade simpática e bem-humorada.

Em tudo o que faz — esboços, telas, caricaturas — consegue objetiva conexão com o cotidiano, transmitindo sua essência com cores e traços de forma única, sua marca registrada. "

 

 

 

 

 

 

- 2019 – FLIVI – Festa Literária de Vinhedo.

Luiz Gustavo Paffaro

- Título de Cidadão Benemérito, Decreto Legislativo 09/2013.

Colégio Integração

- 2012 - Homenageado pelos estudantes do Colégio Integração, em Vinhedo, “Caricatura - A reinvenção do olhar”, vida e obra do artista Luiz Gustavo Paffaro”.

- 2012 - Homenageado no 20º Salão Universitário de Humor de Piracicaba como o representante de todos os estudantes que participaram do salão durante os 20 anos do evento.

ayrtonsenna

- 2010 - Medalha Ayrton Senna da Silva, Câmara Municipal de Vinhedo

Destaques e Honrarias

HONRARIAS

 

  • 2013 - Título de Cidadão Benemérito, Decreto Legislativo 09/2013.

  • 2012 - Homenageado pelos estudantes do Colégio Integração, em Vinhedo, “Caricatura - A reinvenção do olhar”, vida e obra do artista Luiz Gustavo Paffaro”.

  • 2012 - Homenageado no 20º Salão Universitário de Humor de Piracicaba como o representante de todos os estudantes que participaram do salão durante os 20 anos do evento.

  • 2012 - Moção de Aplauso pelo lançamento do livro infantil “O Curumim Poeta” (da escritora Simone Pedersen).

  • 2010 - .Medalha Ayrton Senna da Silva, Câmara Municipal de Vinhedo

  • 2007 - Moção de Aplauso pela participação no livro “É mentira Chico”, lançado em comemoração ao 60˚ aniversário da carreira do humorista Chico Anísio.  Sessão Ordinária realizada em 25 de setembro de 2007.

 

 

 

 

 

DESTAQUES

  • Acadêmico-Fundador da AMLAC - Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências, em Vinhedo.  Na área de Artes ocupava a Cadeira 3, tendo como Patrono Henrique de Souza Filho (Henfil).

  • 2010 - Nos EUA, sua carreira ganhou destaque em dois importantes sites:  CNN Internacional e Siglo 21 (também americano, mas em língua espanhola).

  • 2010 - Na Espanha foi notícia no jornal O Farelo da Galícia (uma página de destaque).

  • 2005 - Inauguração do Espaço Cultural de Vinhedo com a exposição 1ª Caricultura, exposição de quadros de caricaturistas.

 

 

 

 

 

Fotos da abertura da exposição "PAFFARO - UM EXAGERO DE ARTE" com uma Seleção de caricaturas do desenhista reunidas numa retrospectiva de sua carreira ao lado de produções recentes.

Essa mostra aconteceu paralelamente ao 41ª Salão Internacional de Humor de Piracicaba no CEDHU PIRACICABANO no dia 22 de agosto de 2014 ao dia 12 de outubro de 2014.

Exposição: Paffaro - Um Exagero de Arte

PAFFARO UM EXAGERO DE ARTE